MADEIRAS UTILIZADAS PELO ALEIJADINHO

 Nunca houve um estudo apurado a respeito das madeiras utilizadas pelo Aleijadinho

Elias Layon

 

Há anos, venho pesquisando o assunto, principalmente com o intuito de descobrir, entre elas, uma das mais usadas pelo Mestre na feitura de imagens de pequeno porte, denominada pelos antiquários e colecionadores como teca, de origem europeia.

Nas imagens maiores, sobretudo nas de Congonhas, o Aleijadinho usou o cedro-rosa mineiro, que seria o mais adequado para a finalidade.

Algumas poucas e pequenas imagens foram elaboradas pelo Mestre em madeira de vinhático. Esta, quando ainda verde, permite cortes precisos e certa facilidade para esculpir. Porém, quando seca, torna-se mais penosa de trabalhar e não tem a durabilidade, resistência ao calor e à imunidade natural da resina do cedro.

O jacarandá-caviúna foi apenas usado pelo Aleijadinho em trabalhos de marcenaria. Madeira excelente para tal finalidade em vista da altíssima resistência e docilidade para os cortes devido ‘a sua oleosidade natural.

Nas imagens de pequeno porte, o Artista empregou, predominantemente, certa madeira de cor amarelada, que, por engano, achávamos fosse a estrangeira, a chamada de teca.

Em 2014, visitando um colega em Lafayte, notei que ele tinha em seu ateliê uma madeira com essas mesmas características de tonalidade, que me lembrou, de imediato, a madeira que o Aleijadinho usava. Trouxe de lá um bloco para estudar. E, para minha surpresa, era exatamente da madeira utilizada pelo Aleijadinho. Descobri, posteriormente, que se tratava, exatamente, de peroba-amarela. Esta, de altíssima dureza e tal o jacarandá-caviúna, possui uma oleosidade natural que permite cortes precisos com detalhes finos, minuciosos, da anatomia humana; cabelos, drapejados entre outros. Perfeita para tudo, inclusive na cor que não deixa a visão se embaralhar, ao esculpir, feito o jacarandá-preto.

Estava, enfim, descoberta a teca.

Claro que o Mestre, inteligente que era, testou todas as árvores nativas da região da então Villa Rica, adequadas ao seu trabalho escultórico. Não haveria, assim, necessidade de buscar fora do Brasil madeira para essa finalidade.

Deixo, portanto, aos interessados e estudiosos da obra do nosso maior artista plástico brasileiro de todos os tempos, a confirmação das quatro e únicas madeiras utilizadas por ele: cedro, vinhático, jacarandá- caviúna e a misteriosa teca (peroba-amarela).